Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Gaylussacia angulata Gardner EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Gaylussacia angulata é endêmica do estado do Rio de Janeiro, com apenas três coleções realizadas nos Campos de Altitude do trecho central e norte da Serra do Mar Fluminense (Serra dos Órgãos e Serra de Araras, no município de Petrópolis; Serra do Desengano, em Santa Maria Madalena). Com base nos registros e levando-se em conta que as áreas em que a planta foi registrada apresentam esforço amostral elevado, G. angulata pode ser considerada uma espécie rara. Mesmo hoje protegidas por unidades de conservação, ameaças como o fogo intesivo assolam os Campos de Altitude do Rio de Janeiro, comprometendo severamente populações de espécies raras e sensíveis aos seus impactos. Com distribuição muito restrita (AOO=12 Km²; EOO=845,34 Km²), coleções muito antigas e populações submetidas a mesma situação de ameaça, a espécie foi considerada "Em Perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Gaylussacia angulata Gardner;

Família: Ericaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Mata Atlântica, exclusivamente no estado do Rio de Janeiro (Kinoshita; Romão, 2012). De acordo com Aximoff (2011) a espécie ocorre em Campos de Altitude do Parque Estadual do Desengano (SNUC) e APA Petrópolis (SNUC).

Ecologia

Subarbusto, terrícola (Kinoshita; Romão, 2012). Espécies da família Ericaceae apresentam, geralmente, flores bissexuadas (Rapini, 2004).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Detalhes As atividades humanas são as que mais ameaçam a conservação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (SNUC). No local ocorre a extração de espécies madeireiras (cedro e canela) e árvores de sub-bosque como o palmito. Nos meses entre junho e setembro é comum a origem de focos de incêndio promovidos pelos moradores para eliminar ervas daninhas ou mesmo por vândalos e baloeiros. No entanto, a maior ameaça para a região é o crescimento urbano e a construção de condomínios sobre a floresta nativa e escarpas de montanhas (Miller et al. 2006).

1.7 Fire
Detalhes No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (SNUC), RJ, a vertente Norte está fortemente ameaçada pela incidência de incêndios, uma vez que as correntes de vento úmidas ficam retidas na vertente sul. A estação de seca tem início em maio, com focos de incêndio mais críticos nos meses de agosto e setembro. O início dos incêndios ocorre principalmente pelo preparo de terreno para a prática agrícola e queda de balões. Em 2004, um incêndio iniciado fora da área do parque provocou a queima de 250 ha. Em 8 anos (1999-2006) foram queimados 872,5 ha nas áreas do Parque e entornos (MMA; ICMBio, 2008).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie é encontrada no Parque Estadual do Desengano (SNUC) e Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (SNUC) (Aximoff, 2011).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da Flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- KINOSHITA, L. S.; ROMÃO, G. O. Ericaceae in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB007480>. Acesso em: 04 de Julho de 2012.

- RAPINI, A. Embriófitas, Material Didático, 2004.

- AXIMOFF, I. O que Perdemos com a Passagem do Fogo pelos Campos de Altitude do Estado do Rio de Janeiro. Manejo do Fogo em Áreas Protegidas, n. 2, p. 180-200, 2011.

- MILLER, D.; WARREN, R.; MILLER, I. M.; SEEHAWER, H. Serra dos Órgãos - sua história e suas orquídeas. Nova Friburgo, RJ: Scart, 2006. 567 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Plano de manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, v.Encarte 3, 2008.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Gaylussacia angulata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gaylussacia angulata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 30/08/2012 - 13:42:16